Páginas

9 de agosto de 2014

Projeto: "Em cada memória, uma nova história!"

 
   
    Com o objetivo de preparar os alunos para participação nas Olimpíadas de Língua Portuguesa, o grupo de Pibidianas Castro Alves organizou e planejou uma série de atividades a partir do gênero "Memória literária" e, assim, trabalhou o assunto com os alunos de 7º e 8º anos. Foram experiências únicas que, por meio do diálogo, da troca de informações e da utilização de recursos didáticos, geraram momentos de aprendizagem muito valiosos.


   O projeto intitulado "Em cada memória, uma nova história" teve início na última semana do mês de abril. A primeira atividade realizada foi uma pequena apresentação para que os alunos pudessem nos conhecer e vice-versa. Em seguida, orientamos a turma para que formassem um grande círculo para realização de uma dinâmica com palavras. Utilizando as palavras pré-estabelecidas  (férias, família, infância, desenho animado e escola),  os alunos deveriam relacionar as palavras com a primeira coisa que lembrassem. A prática foi muito significativa, pois, desse modo, estariam desenvolvendo a memória, uma vez que a maioria das palavras remetiam ao passado, e ativando sentimentos como nostalgia, saudade e etc. Foi um momento leve e descontraído, no qual os alunos interagiram, e, a partir disso, começamos a conhecer um pouquinho de cada um deles, suas peculiaridades e personalidades.









   Em um segundo momento em sala, nós Pibidianas apresentamos aos alunos o curta metragem "A última reunião dançante"  que traz elementos (objetos,expressões e hábitos) que remetem a situações do passado, dessa forma começamos a inserir os alunos em uma realidade diferente das que vivem hoje, treinando o olhar deles para observar esses elementos. Conversamos e tiramos suas dúvidas em relação aos hábitos ou expressões que eles não conheciam e começamos a nos aprofundar em elementos importantes do gênero memória literária. Depois dessas explicações, iniciamos a produção de uma memória literária coletiva, baseada no curta em que assistiram anteriormente, os alunos relembravam a história e deveriam colocar os detalhes que achassem relevantes e nós Pibidianas íamos conduzindo a atividade dando ênfase aos aspectos importantes, que devem ser observados no momento da escrita de uma memória literária (verbos no passado, expressões, sentimento que desperta no leitor,etc).



Vídeo: A última reunião dançante
Clique no Play e assista!



    Os alunos gostaram tanto do vídeo que organizaram uma reunião dançante para comemorar o aniversário da Pibidiana Ingritt. Como manda a tradição, os guris levaram o refri, as gurias os doces, e teve até dança da vassoura. Foi uma manhã muito animada e divertida!







         Esse momento do projeto, talvez tenha sido, o mais emocionante e significativo para nós, e acredito que para os alunos da mesma forma. Na realização de um projeto, todas as etapas são importantes, mas nosso objetivo com essa próxima atividade, era de fazer com que os alunos refletissem e trouxessem seus sentimentos, relembrando momentos ou pessoas que foram ou são significativas para a caminhada e crescimento de cada um deles. Para que, dessa forma consigam entender a importância de colocar sentimento em tudo que fazemos e principalmente no momento da escrita de um texto, não somente escrever, mas envolver o leitor com aquela história. Para mostrar essa importância aos alunos, solicitamos (com antecedência) que trouxessem um objeto que fosse significativo para eles, um objeto que tivesse uma história engraçada, trágica ou emocionante. Os mais diferentes objetos surgiram (bonecas, fotos, livros, pente, roupinhas de bebê, livros, urso de pelúcia e muitos outros). A tarefa de cada aluno, era mostrar o objeto e contar sua história. Algumas histórias foram engraçadas, mas em sua maioria foram histórias emocionantes. Depois de terem contado suas histórias, os alunos produziram sua primeira memória literária de forma individual, com base no objeto trazido, eles deveriam escrever uma história, com todos os elementos trabalhados, até então. Nesse momento, foi muito interessante e gratificante observar a evolução deles, desde aquela primeira produção pequena de um parágrafo para esta com todos os elementos de uma memória literária, que agora conhecem e podem colocar em prática no dia a dia.









   Como citado anteriormente, o projeto "Em cada memória um nova história", tem como objetivo principal a preparação dos alunos para a Olimpíada de Língua Portuguesa. Para participar da Olimpíada os alunos devem produzir uma memória literária, baseada em uma história real, com o tema: O lugar onde eu vivo. O texto deveria conter elementos que se enquadrem dentro dos critérios de avaliação do concurso. Por esse motivo, nós Pibidianas ajudamos na formulação da entrevista e em seguida, orientamos que eles escolhessem uma pessoa a ser entrevistada,  já que a memória literária será escrita baseada nas histórias que essa pessoa irá contar a cada um deles.



   Na 5ª aula, trouxemos o texto "Com os Olhos do coração" produzido por um aluna finalista da última Olimpíada de Língua Portuguesa, e elaboramos seis questões para que os alunos respondessem. Após o assunto ser debatido em sala de aula e as dúvidas sendo sanadas, os alunos começaram a produção da memória literária.    



Questões:
1.Marcar no texto expressões que remetam ao passado.
2.Copiar do texto elementos (palavras,objetos,expressões) que nãos são tão comuns na atualidade.
3. Copie um parágrafo que contenha comparação passado e presente.
4. Retire do texto palavras que  identifiquem lugar e tempo  em que ocorrem os fatos.
5. Crie uma linha do tempo com a sequencia dos fatos da vida de Maria.
6. Que tipo de emoção a memória literária despertou em você?





    O projeto "Em cada memória uma nova história" foi realizado com os alunos dos 7º e 8º anos da escola Castro Alves,  finalizado no mês de julho, com a escrita da memória literária produzida pelos alunos. Foram momentos repletos de criatividade, muitas trocas e aprendizados, que iremos levar como aprendizado para nossa prática docente. Um projeto se encerra para que venham outros, novas ideias, novas expectativas e novas metas a serem alcançadas!

Um comentário:

  1. Parabéns Pibidianas, o projeto "Em cada memória, uma nova história" foi um sucesso. Vocês foram essenciais para cada uma das turmas, fazendo com que os alunos se familiarizassem com os textos de Memória Literária, os textos deles ficaram muito bons. E isso só foi possível porque vocês dedicaram-se ao máximo para ajudar os alunos. Obrigada!

    ResponderExcluir

Layout por Hale Mandatto | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados. ©